O Povo de Maxial - O Fórum da Metafísica e da Religião
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Blog Mentalismo
Noam Chomsky EmptyDom Out 19, 2014 10:02 am por Marta Ribeiro

» Espiritos apegados a Materia e a Obsessão.
Noam Chomsky EmptySex Mar 07, 2014 6:48 pm por wilson Moreno

» A Ciência prova a existência de Deus: ADN – Deus e o Design Inteligente
Noam Chomsky EmptySeg Nov 26, 2012 8:56 am por Lightness

» Conceito de Espiritismo
Noam Chomsky EmptySeg Out 08, 2012 1:33 pm por Lightness

» Os 10 Mandamentos revelados a Moisés
Noam Chomsky EmptySeg Out 08, 2012 1:21 pm por Lightness

» Ensinamentos Básicos do Budismo
Noam Chomsky EmptySeg Out 08, 2012 6:47 am por Lightness

» As 7 Leis de Noé
Noam Chomsky EmptySáb Out 06, 2012 1:55 pm por Lightness

» Livros para quem desejar conhecer o espiritismo
Noam Chomsky EmptySáb Out 06, 2012 3:53 am por Lightness

» Richard Dawkins
Noam Chomsky EmptyTer Jun 28, 2011 7:56 pm por Monstrinho

» Por que o Darwinismo é uma religião?
Noam Chomsky EmptyTer Jun 28, 2011 6:58 pm por Monstrinho

» Joseph Campbell
Noam Chomsky EmptyTer Jun 14, 2011 11:09 pm por Monstrinho

» Olá!! Eu sou o Monstrinho!
Noam Chomsky EmptyTer Jun 14, 2011 10:57 pm por Monstrinho

» Conceito de Budismo
Noam Chomsky EmptyTer Jun 14, 2011 10:50 pm por Monstrinho

» Conceito de Deus
Noam Chomsky EmptyTer Jun 14, 2011 10:35 pm por Monstrinho

» Reflexões sopbre o espaço e o tempo
Noam Chomsky EmptyDom Set 05, 2010 12:33 pm por Gerson Machado de Avillez

» apocalipse
Noam Chomsky EmptySex Set 03, 2010 8:30 pm por icemaster

» O SILÊNCIO
Noam Chomsky EmptySáb Ago 14, 2010 3:59 pm por Joaquim Santos Albino

» Conceito de Imortalidade
Noam Chomsky EmptySex Jul 23, 2010 4:41 pm por Joaquim Santos Albino

» Mentes Brilhantes
Noam Chomsky EmptySeg Jul 12, 2010 4:35 pm por Joaquim Santos Albino

» O Inferno
Noam Chomsky EmptyTer Jul 06, 2010 5:59 pm por icemaster

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 128 em Seg Mar 08, 2021 4:22 pm

Noam Chomsky

Ir para baixo

Noam Chomsky Empty Noam Chomsky

Mensagem  Admin Sex Jun 11, 2010 11:11 am

Noam Chomsky 6560946_li6Tj
Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense.
É professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Seu nome está associado à criação da gramática ge(ne)rativa transformacional, abordagem que revolucionou os estudos no domínio da linguística teórica. É também o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky.
Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenómenos da linguagem com uma crítica radical do behavio(u)rismo, em que a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribuem decisivamente para o arranque da revolução cognitiva, no domínio das ciências humanas.
Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário, havendo quem o associe ao anarcossindicalismo.
O termo chomskiano é habitualmente usado para identificar as suas idéias linguísticas embora o próprio considere que esses tipos de classificações (chomskiano, marxista, freudiano) "não fazem sentido em nenhuma ciência", e que "pertencem à história da religião, enquanto organização".

O trabalho de Chomsky em Linguística teve implicações importantes para a Psicologia e foi um de seus principais direcionamentos, durante o século XX. Sua teoria da gramática universal foi uma crítica direta ao behaviorismo, fortemente estabelecido em seu tempo, e teve conseqüências importantes no entendimento de como a linguagem é aprendida pelas crianças e o que, exatamente, é a capacidade de interpretar linguagem. Os princípios mais básicos desta teoria são atualmente geralmente aceitos (embora não necessariamente as fortes reivindicações feitas pela abordagem de princípios e parâmetros descrita acima).
Em 1959, Chomsky publicou uma crítica - a qual obteve uma grande repercussão - do livro Verbal Behavior, escrito por B.F. Skinner, o mais aclamado dos psicólogos da tradição psicológica behaviorista (ou, em português, comportamentalista). Essa teoria, que tinha dominado a Psicologia Experimental na primeira metade do século XX, dizia que a linguagem era um comportamento aprendido [operante], sem ser de uma natureza diferente de outros comportamentos [natureza no sentido de algo que escape ao mundo físico]. Skinner argumentava que a linguagem, como qualquer outro comportamento aprendido, poderia ser aprendida através das influências ambientais que modelariam a aprendizagem da linguagem. Mas, vale-se ressaltar que Skinner nunca negou [pelo contrario] a influência de mecanismos biológicos, seja na linguagem, ou em qualquer outro comportamento. A linguagem, segundo Skinner, podia ser aprendida através das pistas e do condicionamento proveniente do mundo no qual aquele-que-aprende está imerso.
A crítica de Chomsky à metodologia e às pressuposições básicas de Skinner prepararam o caminho para uma "revolução" contra a doutrina behaviorista. Em seu livro de 1966, Linguística Cartesiana e em trabalhos subsequentes, Chomsky cria uma explicação das faculdades da linguagem humana que tornou-se um modelo para investigação em outras áreas da Psicologia. Muito da concepção atual de como a mente trabalha vem diretamente de idéias que, nos tempos modernos, encontraram em Chomsky seu primeiro autor. Mesmo embora as críticas de Chomsky tenham sido refutadas por behavioristas, a mais famosa réplica foi a do behaviorista Kenneth MacCorquodale. Entre outras coisas, ele mostra que Chomsky cometeu um número enorme de equívocos ao criticar o livro de Skinenr e os behaviorismos e explica o porquê da demora da réplica.
Existem três idéias chave:
Primeiro, que a mente é "cognitiva", isto é, que a mente realmente contém estados mentais, crenças, dúvidas e assim por diante. A visão anterior negava mesmo isto, com a argumentação de que existem apenas relacionamentos "estímulo-resposta" tais como "Se você me pergunta se quero X, eu irei dizer sim". Mas Chomsky mostrou que a maneira mais comum de entender a mente, como ter coisas como crenças e mesmo estados mentais inconscientes, tinha de estar certo.
Segundo, Chomsky argumentou que muitas partes do que a mente adulta podia fazer era "inata". Isto é, embora nenhuma criança nascesse automaticamente sendo capaz de falar uma linguagem, todas as pessoas nascem com uma capacidade poderosa de aprendizado da linguagem que permite a eles dominar muitas linguagens muito rapidamente em seus primeiros anos de vida. Psicólogos subsequentes têm estendido esta tese para além da linguagem de maneira que a mente não é mais considerada um "papel em branco" quando do nascimento.
Finalmente, Chomsky introduziu o conceito de "modularidade", uma característica crítica da arquitetura cognitiva da mente. A mente é composta de uma conjunto de subsistemas especializados que interagem entre si e que apresentam fluxos de intercomunicação limitados. Este modelo contrasta agudamente com a velha idéia segundo a qual qualquer parte de informação na mente poderia ser "acessada" por qualquer outro processo cognitivo. Ilusões ópticas, por exemplo, não "podem ser desligadas" mesmo quando se reconhece serem apenas ilusões.

Fonte: Wikipédia
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 47
Data de inscrição : 04/06/2010
Idade : 57
Localização : Portugal

https://opovodemaxial.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos