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E se os processos evolutivos na natureza dos seres vivos não forem determinantes mas sim determinados?
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E se os processos evolutivos na natureza dos seres vivos não forem determinantes mas sim determinados?
A Doutrina Espírita tendo como base a experimentação do exercício de uma faculdade da sensibilidade humana designada por mediunidade define espírito como princípio inteligente do universo, imortal e que evolui inevitável e irreversivelmente na direcção da perfeição.
O único ponto a ponderar neste texto prende-se acerca da forma como poderiam ser explicados os processos evolutivos na natureza partindo deste pressuposto, não estando em agenda nos seus propósitos a avaliação acerca do que é a mediunidade nem a legitimidade da afirmação de conhecimentos empíricos utilizando este recurso sensitivo que alguns afirmam possuir nem qualquer outro tipo de analise que dai poderia advir, aspectos que tenciono abordar em breve e que podem eventualmente ser tidos em consideração nos comentários que os leitores podem editar aqui em baixo a propósito das especulações que exponho.
Neste excelente documentário que pode visionar clicando aqui (http://opovodemaxial.blogspot.com/2010/05/o-poder-do-cerebro.html), os processos evolutivos do cérebro humano são justificados através das teorias evolucionistas sugeridas por Darwin. Em determinada altura o corpo humano passou a deter características fisiológicas, como o andar bípede ou o polegar oponível e assim foram criadas condições que determinaram o desenvolvimento do cérebro. Não tendo as mãos de ser usadas para a locomoção ficam libertas para outro tipo de tarefas que incentivaram o desenvolver da acção criativa, o polegar sendo oponível possibilitou um manuseamento mais eficaz que possibilitou o desenvolver de ferramentas mais eficazes, etc.
A questão que aqui coloco é simples: utilizando exactamente os mesmos pressupostos evolutivos, qual foi o motivo que determinou que uma espécie de macaco decidisse-se embirrar e persistir em caminhar de pé e teimar em utilizar as mãos de forma mais competente? Não terá de existir uma vontade que induza este tipo de comportamento? E se assim é, porque motivo essa vontade se manifesta? Não será óbvio que estes processos evolutivos sejam uma consequência da evolução de um princípio inteligente? Mas como poderia um princípio inteligente evoluir de forma a ser o factor determinante na evolução da espécie humana? Será que devemos ponderar a hipótese de um mesmo princípio inteligente transportar de vida em vida um potencial de competência que será o responsável pela persistente vontade de andar só com os pés?
O único ponto a ponderar neste texto prende-se acerca da forma como poderiam ser explicados os processos evolutivos na natureza partindo deste pressuposto, não estando em agenda nos seus propósitos a avaliação acerca do que é a mediunidade nem a legitimidade da afirmação de conhecimentos empíricos utilizando este recurso sensitivo que alguns afirmam possuir nem qualquer outro tipo de analise que dai poderia advir, aspectos que tenciono abordar em breve e que podem eventualmente ser tidos em consideração nos comentários que os leitores podem editar aqui em baixo a propósito das especulações que exponho.
Neste excelente documentário que pode visionar clicando aqui (http://opovodemaxial.blogspot.com/2010/05/o-poder-do-cerebro.html), os processos evolutivos do cérebro humano são justificados através das teorias evolucionistas sugeridas por Darwin. Em determinada altura o corpo humano passou a deter características fisiológicas, como o andar bípede ou o polegar oponível e assim foram criadas condições que determinaram o desenvolvimento do cérebro. Não tendo as mãos de ser usadas para a locomoção ficam libertas para outro tipo de tarefas que incentivaram o desenvolver da acção criativa, o polegar sendo oponível possibilitou um manuseamento mais eficaz que possibilitou o desenvolver de ferramentas mais eficazes, etc.
A questão que aqui coloco é simples: utilizando exactamente os mesmos pressupostos evolutivos, qual foi o motivo que determinou que uma espécie de macaco decidisse-se embirrar e persistir em caminhar de pé e teimar em utilizar as mãos de forma mais competente? Não terá de existir uma vontade que induza este tipo de comportamento? E se assim é, porque motivo essa vontade se manifesta? Não será óbvio que estes processos evolutivos sejam uma consequência da evolução de um princípio inteligente? Mas como poderia um princípio inteligente evoluir de forma a ser o factor determinante na evolução da espécie humana? Será que devemos ponderar a hipótese de um mesmo princípio inteligente transportar de vida em vida um potencial de competência que será o responsável pela persistente vontade de andar só com os pés?
Joaquim Santos Albino- Mensagens : 89
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